Texto por Leda Malysz – editora Broto de Letra
Na segunda-feira, dia 26 de maio de 2025, mais de 60 pessoas entre associados, parceiros e amigos da Associação Veadeiros se reuniram em Cavalcante para celebrar a história e conquistas da instituição que há uma década promove o turismo de qualidade, sustentável e seguro na região. A Chapada dos Veadeiros, através de seus empreendedores de turismo, é hoje reconhecida por uma gama de opções de atrativos, atividades e experiências na região que é o berço das águas e santuário do cerrado no coração do Brasil. É referência no turismo nacional por suas exuberantes cachoeiras, trilhas de curta, média e longa distância, experiências de bem-estar, astroturismo, terapias, retiros, variadas opções de turismo de aventura ou de base comunitária, ufologia, experiências para casais, crianças e terceira idade, culturas tradicionais, degustação de vinhos e café orgânico, produção de mel, e hospedagens e restaurantes para o público mais exigente ou quem busca simplicidade. A Chapada dos Veadeiros se estabelece como destino para pessoas de todas as idades e personalidades. Aqui o ecoturismo, turismo de aventura, conforto, história e bem-estar se encontram em perfeita harmonia.
Entre os atrativos, o desafio dos visitantes é escolher entre a cachoeira Label, a mais alta da região, em São João da Aliança; o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros com acesso pela Vila de São Jorge; as diversas cachoeiras de Alto Paraíso; os atrativos acessíveis em Teresina de Goiás; a cachoeira Santa Bárbara e as águas cristalinas de Cavalcante, ou o Lago da Serra da Mesa em Colinas do Sul. Nesses locais você encontra atividades de aventura como rafting, tirolesa, rapel, cicloturismo, escalada, canionismo, passeios de barco e muito mais.

Essa riqueza de opções é oferecida especialmente por empresários mais experientes e atuantes nos municípios que integram a Associação Veadeiros, com dez anos de história unindo o melhor do turismo de nossa Chapada. Ao todo, a região engloba oito municípios em uma área de 21.337 km², mas cinco deles desenvolvem o turismo.
Na comemoração de aniversário de uma década, momentos de partilha memoráveis com trocas de experiências, percepções e aprendizados. O objetivo de fortalecer a união em torno de oferecer o melhor aos visitantes da nossa Chapada foi vivido e celebrado. “Que satisfação comemorar os 10 anos da Associação Veadeiros em Cavalcante, entre tantos amigos que acreditam no coletivo. Esse primeiro encontro da Associação em Cavalcante já entrou para a história pela forma carinhosa e acolhedora como fomos recebidos. Há uma década a Veadeiros vem concretizando o sonho daqueles que acreditam que juntos temos uma força de realização que jamais teríamos individualmente”, relata o presidente da instituição, Lauro Jurgeaitis, do Santuário Volta da Serra em Alto Paraíso.
A programação iniciou já de madrugada com a experiência “Entre Estrelas e Auroras”, oferecida pela operadora Fronteiras da Chapada, de Leda Malysz, em Cavalcante: uma vivência diferenciada para quem encarou o caminho às 4h da manhã e encontrou um nascer do sol sagrado e histórico, com café da manhã especial no morro mais alto da região urbana. No topo, o espetáculo maior foi do céu e cores surpreendentes, com Cavalcante exibindo seu cenário mágico e histórico da cidade mais antiga da região, emancipada em 1835. Os grãos moídos na hora são oriundos do Santuário Volta da Serra, referência em café orgânico em Veadeiros, acompanhado pelos melhores sabores locais. A experiência integra a Rota Viva Veadeiros, que valoriza a sinergia entre cultura, natureza e ser humano com propostas únicas que alinham corpo, mente, alma e lazer saudável promovendo um estilo de vida equilibrado e consciente.

Outras duas vivências da Viva Veadeiros presentes no evento foram desenvolvidas no atrativo da Pousada Vale das Araras. A “Trilha Sensorial”, com áudio guia e sinalização, oferece áudios interativos para aprofundar a experiência sensorial e estimular a percepção ambiental, podendo contribuir na redução da fadiga mental e melhora da concentração. Tradicionalmente auto-guiada, foi conduzida neste dia especialmente por Richard Avolio, proprietário da RPPN e pousada, idealizador da experiência e diretor de comunicação da Associação Veadeiros. O grupo percorreu o caminho, praticou a vivência, conheceu histórias do local e aproveitou o banho na Cachoeira São Bartolomeu, promovendo relaxamento e renovação energética.

Viviane Maria Ribeiro Có, terapeuta holística integrativa e proprietária da Pousada Chácara Lapis Lazuli, proporcionou a experiência “Banho de Cerrado” também no Vale das Araras, até o Poço do Buriti. Essa vivência baseada na Ecopsicologia e Ecologia Profunda utiliza os cinco sentidos para criar uma imersão curativa no ambiente natural. A proposta foi praticar a atenção plena e ouvir os ritmos da natureza, o corpo encontra maneiras de se autorregular, promovendo relaxamento, bem-estar e fortalecimento do sistema imunológico.
Ao final das atividades foi servido um almoço de confraternização e brindes no quintal da Cervejaria Aracê, de Soledad Ramirez Cardemil, que coordena, junto à memória de seu companheiro Manolo, a cerveja artesanal Aracê, a qual foi degustada também no evento, com demonstração do processo de produção local. É a primeira cerveja artesanal fabricada na Chapada dos Veadeiros, e a única composta pelas águas da região. Ao final, falas e discursos do presidente da Associação Veadeiros, Lauro Jurgeaitis e demais presentes, lembrando a história, diretrizes, demandas e projetos da Associação. “Estamos certos de que a união e a colaboração dos vários segmentos dedicados ao turismo contribuem para o desenvolvimento da região, pois a Associação, para além de dar mais visibilidade aos associados, promove pautas importantes para o aprimoramento do turismo. A nossa gratidão a todos que voluntariamente dedicam parte do seu tempo à Veadeiros. Que a Associação continue se fortalecendo e seguindo o caminho do sucesso.”, enfatiza o presidente.