Café Orgânico de Atrativo Natural da Chapada dos Veadeiros é destaque em Goiás
Por Renato Feitosa, Sebrae
Lauro Jurgeaitis, do Santuário Volta da Serra, em Alto Paraíso de Goiás é um visionário empreendedor que deixou os Pampas gaúchos ainda no final dos anos 1980 para desbravar o Cerrado, onde hoje faz sucesso depois estabelecer na região de Alto Paraíso de Goiás a ideia de conservação e proteção do meio ambiente aliada a uma produção agrícola orgânica.

Ainda em 1997, no Santuário Volta da Serra, a oito quilômetros do povoado de São Jorge, ele fez a primeira pesquisa científica para conhecer melhor o ambiente onde está localizada a fazenda e planejar o manejo da terra. Assim, o santuário se tornou um grande atrativo turístico da Chapada dos Veadeiros. Ele também é pioneiro na produção de café orgânico na região, tendo recebido certificação do produto em 2008, além de
já ter se destacado nacional e internacionalmente por seu trabalho com apicultura orgânica.
Atualmente, Lauro é o segundo presidente do Conselho de Turismo de Alto Paraíso de Goias (Comtur) e Presidente da Associação Veadeiros. Desde do tempo da vice-presidência do Sindicado Rural de Alto Paraíso, abre as portas para os institutos de pesquisas ambientais que vão até sua propriedade, onde ele também realiza educação ambiental.
“Sou muito feliz pelas
oportunidades que surgiram
através dessa grande e principal
parceria com o Sebrae.”
Lauro Jurgeaitis
O trabalho contínuo junto ao Sebrae o levou a várias conquistas. “Foi através dessa parceria
que eu pude visitar o Peru, e meu filho apresentou o nosso café em Cabo Verde, na África.
Estamos atuando como atrativo há mais de 25 anos, trabalhando com turismo e produção de
café orgânico, frutas e mel silvestre orgânico, tendo também outro eixo, que são as pesquisas
científicas”, diz.
O suporte do Sebrae incluiu o Empretec, que, segundo ele, lhe deu maior desenvoltura como empreendedor, e o Sebraetec, por meio do qual foi desenvolvido um aplicativo, disponível na PlayStore, do Google. “Com o aplicativo o visitante obtém todas as informações, como localização, organização, valores e os atrativos tanto do santuário como também da região”, explica Lauro.
–
Empreendedor de Alto Paraíso de Goiás – Goiás
Por Assessoria de Comunicação CNA – Senar

Lauro administra a fazenda Volta da Serra na região da Chapada dos Veadeiros desde a década de 80. Na época já existia um plantio de café e que foi continuada pelo produtor pelas boas condições climáticas, de solo e altitude. “Havia uma produção pecuária quando adquirimos a propriedade, mas como ela está localizada em uma região turística, diversificamos para um turismo sustentável”.
O produtor explicou que o café orgânico é vendido em um centro de visitantes na própria fazenda, uma vez que a propriedade é aberta ao público para turismo. “Para nós, o café representa qualidade de vida e proteção ao meio ambiente”. Pode encontrar também o café em alguns pontos de venda das cidades da Chapada dos Veadeiros e também na Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso todos os sábados de 07 às 12am.
Lauro participa de um grupo de cafeicultores que buscam a Indicação Geográfica ou de Procedência para o café do Planalto Central ou do Cerrado goiano.
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA, em parceria com as Federações de Agricultura do Espírito Santo (Faes), Minas Gerais (Faemg) e Distrito Federal (Fape-DF)
Serviço
Santuário Volta da Serra
Site: www.visitveadeiros.com.br/voltadaserra
Instagram: @voltadaserracachoeiracordovil
Contato: (61) 99977-1886