De 5 a 7 de outubro, a Associação Veadeiros junto com Associação Terapeutas Veadeiros e parceiros, realizou uma imersão especial em Alto Paraíso de Goiás, reunindo experiências que combinam natureza, terapias holísticas, gastronomia regional e autoconhecimento. A proposta foi mostrar uma nova forma de vivenciar a Chapada dos Veadeiros, unindo corpo, mente e espírito em um roteiro de três dias de reconexão e bem-estar.
Conexão entre natureza, corpo e alma
A jornada começou no sábado, com saída de Brasília rumo à Chapada dos Veadeiros através da operadora de turismo Alternativas. A visita contou com jornalistas: Tainan Pimenta da Conexão Press, Jéssica do Jornal Metrópoles, Júlia do canal de televisão SBT e Vitória do Jornal Correio Braziliense. Logo na chegada, o almoço aconteceu no restaurante Vendinha 1961, com diversas opções no buffet com comida regional.
Para começar com as experiências, o grupo foi recebido com imersões que revelam o poder energético do Cerrado. A primeira parada foi nos Florais do Cerrado, onde a terapeuta Cláudia do Valle conduziu o famoso Banho de Cristais.
Em seguida, o grupo se dirigiu à Pousada Meu Talento para realizar duas terapias – uma com o Cone Chinês com a terapeuta energética Izamara Meyer – e também a sessão de hipnoterapia com a terapeuta Cristiane Tavares.

Ao entardecer, já as 18h, a vivência de Canto e Respiração no espaço Gota Sat Som, com Geetika Sampati, trouxe uma atmosfera de som, cura e introspecção. O final do primeiro dia encerrou com o jantar na Risoteria Santo Cerrado, em São Jorge, um ícone gastronômico da Chapada dos Veadeiros para apreciar os deliciosos pratos que possuem os elementos do cerrado em sua base principal.
A noite a hospedagem foi garantida com a Pousada São Bento, imersa em um dos atrativos principais da Chapada dos Veadeiros.
Domingo de trilhas, terapias e sabores do Cerrado
O segundo dia uniu aventura e espiritualidade. Após o café da manhã artesanal da Fazenda São Bento, o grupo seguiu para uma trilha leve, visitando as cachoeira São Bento, depois teve a oportunidade de fazer a Tirolesa Voo do Gavião, proporcionando uma das vistas mais emblemáticas da região.
Ainda na fazenda, o almoço regional com ingredientes do Cerrado reforçou o compromisso da rota com a gastronomia local e sustentável no Coffee Shop São Bento, experimentando o famoso carro chefe da casa, mugunzá e galinhada à moda kalunga. À tarde, os participantes mergulharam em atividades terapêuticas na Pousada Alfa e Ômega, em Alto Paraíso de Goiás, a Roda de Mandala de Tarot conduzida por Marinice Vieira, presidente da Associação dos Terapeutas da Chapada dos Veadeiros. Em seguida, puderam fazer a técnica de renascimento com o terapeuta Edu Amaral.

O dia terminou com experiência e bate-papo com Manoel Orro na Pousada Morro da Baleia sobre sustentabilidade e lendas e mitos que envolvem a Chapada dos Veadeiros. Um dos lugares mais místicos da região — onde o céu estrelado se torna palco para contemplação e silêncio.
A noite a hospedagem foi garantida com a Pousada Casa Rosa e Pousada Alfa e Ômega em Alto Paraíso.
Encerramento com o lançamento da Rota Viva Veadeiros
Na segunda-feira, dia 06 de outubro de 2025, o grupo visitou no período da manhã o Santuário Fazenda Volta da Serra, atrativo natural que une produção orgânica de café, apicultura e trilhas de banho de cachoeira, símbolo da integração entre natureza e sustentabilidade.
O roteiro foi finalizado com o lançamento oficial da Rota Viva Veadeiros, durante uma apresentação de diversos terapeutas, e feirinhas kalungas e quilombola do moinho, além de um coquetel especial que celebrou a união entre turismo, espiritualidade e valorização das experiências do Cerrado junto com autoridades e associações parceiras: Sebrae-GO, Goiás Turismo, Secretarias de Turismo, Associação Quilombo Kalunga, Associação Quilombo Moinho, Associação de Terapeutas e Associação Veadeiros.
“A Rota Viva Veadeiros propõe um novo olhar sobre a Chapada — um turismo que cura, acolhe e desperta. É um convite à reconexão com o que temos de mais essencial”, destacou Priscila Vilarinho, coordenadora estadual de turismo do Sebrae-GO.
Um novo jeito de viver a Chapada
Mais do que um roteiro turístico, a Rota Viva Veadeiros é uma experiência de transformação. Cada vivência é um passo rumo ao equilíbrio entre natureza e interioridade — um lembrete de que o Cerrado é, também, um território de cura.
A iniciativa é uma realização conjunta do Sebrae Goiás, Associação Veadeiros, Associação dos Terapeutas da Chapada dos Veadeiros, e conta com o apoio de pousadas, restaurantes, terapias, atrativos locais e diversos parceiros.
Acompanhe a Rota Viva Veadeiros:
Instagram: @rotavivaveadeiros
Site: www.VivaVeadeiros.com.br




