Rota Viva Veadeiros é lançada como a primeira rota turística de bem-estar do Brasil

Lançamento da Rota Viva Veadeiros - Foto por Marco Oliveira

Evento marcou um momento histórico para o turismo regional, com um novo olhar sobre a Chapara dos Veadeiros

Por Renato Feitosa, Sebrae-GO

Iniciativa integra a estratégia estadual e regional de turismo do Sebrae, destacando o protagonismo da Chapada dos Veadeiros (Fotos Renato Feitosa e Marco Oliveira de Souza)

No dia 06 de outubro de 2025, o Sebrae Goiás, com apoio de instituições parceiras, como a Goiás Turismo, Associação Veadeiros, Associação dos Terapeutas, entre outras, lançou oficialmente a Rota Viva Veadeiros — a primeira rota turística de bem-estar do Brasil. O evento, realizado na Pousada Fazenda São Bento, no município de Alto Paraíso de Goiás, marcou um momento histórico para o turismo regional, consolidando anos de trabalho voltados à construção de um novo olhar sobre a Chapada dos Veadeiros, unindo natureza, ancestralidade e saúde integral.

A iniciativa integra a estratégia estadual e regional de turismo do Sebrae, destacando o protagonismo da Chapada dos Veadeiros como território de experiências terapêuticas e regenerativas. Representantes de comunidades locais, lideranças turísticas, empreendedores, terapeutas e gestores públicos celebraram o lançamento com falas emocionadas e cheias de significado.

A gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, marcou presença no evento

Priscila Vilarinho, gestora estadual de turismo do Sebrae-GO, destacou a maturidade da associação e a importância da governança local. “A Rota Viva Veadeiros é o resultado de um trabalho coletivo e profissional. Ela nasce com um posicionamento claro de autenticidade, espiritualidade e simplicidade. O mercado muda rápido, e o nosso turismo precisa comunicar de forma intencional e bonita o que somos. Estamos levando a Chapada a um novo patamar de posicionamento no mercado nacional e internacional, com produtos que valorizam o que temos de mais genuíno. É uma alegria e um orgulho ver esse território ser reconhecido por sua credibilidade e autenticidade”.

Quem também esteve no lançamento foi o gerente da Regional Entorno do DF, Cleber Chagas

O gerente da Regional Entorno do DF-Nordeste do Sebrae Goiás, Cleber Chagas, falou que o Sebrae tem conexão com a Chapada dos Veadeiros, e a instituição sabe da importância da entrega da Rota para a região e para o turismo no país. “Essa não foi uma entrega unilateral. Todos aqui mencionaram, mas eu faço questão de destacar: é realmente uma entrega de pessoas para pessoas. Muitas pessoas colocaram muito amor e dedicação para que isso acontecesse, trabalhando para o bem-estar de muitas outras pessoas em um local encantador chamado Chapada dos Veadeiros”, observou Cléber Chagas, gerente regional do Sebrae do Entorno do DF/Nordeste Goiano.

Victor Costa, gerente da Unidade de Soluções do Sebrae, afirmou o momento foi marcante, porque todos conhecem a Chapada como um destino turístico mundialmente famoso. “Estruturar uma rota como a Viva Veadeiros faz todo sentido, pois dá esse caráter de profissionalização ao trabalho e prepara os empresários para que, cada vez mais, acolham melhor nossos clientes. Assim, transformamos o destino em um lugar mais acessível e cada vez mais visitado. Para o Sebrae isso é maravilhoso. Estamos muito orgulhosos de poder estar juntos, porque são vários parceiros envolvidos, que estão construindo este momento histórico aqui na Chapada”.

Para Raquel Monteiro, consultora do Sebrae, a Chapada oferece um ecossistema único, no qual a natureza abundante, saberes tradicionais e práticas terapêuticas se complementam, promovendo bem-estar físico e emocional. “A rota valoriza comunidades locais, integra diferentes experiências e conecta a medicina integrativa com o conhecimento ancestral, mostrando que o cuidado pode ser vivido de muitas formas”, ressaltou.

Conexão entre natureza, ancestralidade e bem-estar

Durante o evento, vozes das comunidades tradicionais reforçaram o valor da Rota Viva Veadeiros como instrumento de integração entre o visitante, a terra e a história local. O presidente da Associação Kalunga Comunitária do Engenho II (AKCE), Adriano Paulino, lembrou que, enquanto muitos “criam” uma rota, eles a vivem todos os dias. “Todo mundo que convive com a nossa comunidade entende que essa saúde vivencial é o que a gente mais preza. Pegamos o conhecimento dos nossos ancestrais e o passamos adiante, vivendo em harmonia com a natureza”.

A líder quilombola e atualmente secretária de Turismo de Cavalcante, Dominga Natália, ressaltou a importância da nova rota de saúde e bem-estar para a valorização da Chapada dos Veadeiros. “Essa rota vem para somar, vem para engrandecer a Chapada dos Veadeiros e, ao mesmo tempo, incluir. A gente se sente hoje incluído nessa rota de saúde e de bem-estar” disse.

Dominga Natália (esquerda), Taíssa Paulino, Cleber Chagas (ao centro) e Athais e Adriano Paulino (direita)

Aguinaldo Araújo, secretário de Turismo e Desenvolvimento de Alto Paraíso, diz que o vento consolida esse projeto que foi feito a várias mãos, capitaneado pelo Sebrae. “Acredito que a rota vem para consolidar um novo tempo do turismo, na nossa região especificamente, porque ela, diferente de tudo que a gente trabalhou de turismo até agora, que era um turismo de natureza, onde dependíamos das condições climáticas, não; a rota acontece todo ano. Ela beneficia tanto as comunidades tradicionais da Chapada dos Veadeiros quanto a comunidade alternativa que foi chegando para cá”.

Téia Avelino, liderança local e vereadora pelo município de Alto Paraíso, enfatizou a parceria do Sebrae, com diversos treinamentos. “Para consolidar a Rota Viva Veadeiros, passamos por muitos momentos. Como liderança, valorizo muito essa parceria, fundamental e gratificante para nosso território. Hoje vivemos um momento incrível, pelo qual sou muito grata”.

Nivis, responsável pelo coquetel, a vereadora de Alto Paraíso, Téia Avelino, e Marília França da Pousada Meu Talento

“A Chapada é um ponto de terapia da alma. Muitos de nós viemos até aqui por um chamado espiritual. Criar essa rota é dar forma ao que já vivemos todos os dias”, concluiu a presidente da Associação dos Terapeutas da Chapada dos Veadeiros, Marinice Vieira.

Fortalecimento regional

O evento também contou com a presença de lideranças regionais, como a vice-prefeita e secretária de Saúde de Alto Paraíso, Helena Gomes, e representantes de associações comunitárias, terapeutas e empreendedores. Todos reforçaram a importância da integração entre poder público, comunidades tradicionais e setor turístico para o fortalecimento da Chapada como destino sustentável.

A integrante da Associação Veadeiros, Marília França

Marília França, da Pousada Meu Talento e integrante Associação Veadeiros e do Comitê de Lançamento da Rota, destacou que o lançamento da Rota Viva Veadeiros foi um momento muito especial de integração. “Depois de quatro anos de trabalho e desenvolvimento, conseguimos reunir todos os segmentos que fazem parte dessa experiência —hospedagens, gastronomia, terapias, atrativos de natureza, atividades de aventura, guias e operadoras. Foi uma celebração da união e da essência da Rota: mostrar o que é viver o bem-estar na Chapada dos Veadeiros”.

O presidente da Associação Veadeiros, Lauro Jurgeaitis

O presidente da Associação Veadeiros, Lauro Jurgeaitis, lembrou que após vários anos de trabalho e reuniões com as associações participantes, o momento é de celebrar o trabalho coletivo. “A criação da Rota Viva Veadeiros agrega valor ao turismo local, reunindo atividades como yoga, meditação, massagens, passeios na floresta, trilhas com identificação de plantas e avistamento de aves. O Sebrae teve papel fundamental na idealização e no apoio ao projeto. É um parceiro sempre presente, que não apenas apoia, mas também agrega e orienta”.

Serviço:
Rota Viva Veadeiros
Site: www.VivaVeadeiros.com.br
Instagram: @rotavivaveadeiros