loader image
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Veadeiros: O destino de canoagem do Brasil

Na Chapada dos Veadeiros, a atividade do Rafting tem um funcionamento bem diferente do resto do Brasil. Por aqui não existe apenas um rio ou um trecho de rio para você conhecer, são  tantas opções de  rios que é preciso dividir em diferentes segmentos os  roteiros de rafting.

Podemos começar dando um exemplo dos segmentos que não tem foco na  aventura,  como  as expedições  infantis! Planejadas para serem seguras, essas  atividades funcionam em um rio com águas transparentes, repleto de peixes e com  algumas  pequenas corredeiras, na medida certa para que as crianças se divirtam com a maior segurança possível. Na maior parte do tempo,  pais e filhos descem boiando com máscaras de mergulho até chegar no acampamento onde a equipe já está cuidando de tudo, desde barracas, isolante térmico e saco de dormir, até uma verdadeira experiência gastronômica na beira de rio.

As expedições infantis são realizadas em dois trechos diferentes, um no Rio Tocantinzinho, com duração de dois dias e uma noite; pernoitando em uma praia isolada com  acampamento selvagem, onde tudo que usamos é levado dentro dos botes de rafting. Este trecho fica nas cabeceiras do grande rio Tocantins, com suas águas transparentes e esverdeadas e com corredeiras classe 1 e 2, passando por paisagens de tirar o folego.

Uma outra opção que disponibilizamos para os nossos clientes é uma expedição de três dias e duas noites descendo o Rio Bagagem, um rio repleto de peixes, onde  pais e filhos podem ver juntos diversos cardumes de diferentes espécies, inclusive o famoso surubim ou pintado, um tipo de bagre rajado com listras muito bonitas que chegam até 15 quilos.  Trata-se  um percurso com 15 quilômetros de rio, onde descemos mergulhando com máscaras, parando nas praias e aproveitando o ambiente em uma experiência sem igual, com a proposta de aproximar toda a família da natureza!

Veadeiros Rafting foto por Guilherme Predebon

                  Na sequência temos o segmento cultural onde foi criado um novo conceito de turismo, que mistura etno turismo com rafting, o Etno-rafting, realizado no sítio histórico do povo kilombola denominado kalunga!  Uma verdadeira imersão na história e cultura de um povo que representa as origens do Brasil central. Localizado no município de Monte Alegre de Goías, é o maior quilombo do Brasil e o último a ser descoberto.

                  Com 15 quilômetros de extensão, o percurso começa em frente a cadeia de montanhas que protegeram o território por muitos anos, uma paisagem imponente! Entramos no território pela lendária e distante corredeira do Funil, localizada entre grandes e incríveis  paredões rochosos de quartzito.

Canoagem com crianças foto por Guilherme Predebon

                  Depois de passar pelas áreas de lavouras tradicionais  dos quilombolas nas margens do rio, chegamos à uma casa/museu, pertencente à Dona Procópia, a Matriarca do Povo Kalunga, uma mulher forte e que protagonizou a luta pela demarcação das terras hoje reconhecidas como território kalunga.  A visita ao museu da “Iaiá Procópia” é uma verdadeira aula de sabedoria e história,  onde estão guardados os saberes do Povo Kalunga.

                  Temos o privilegio de almoçar na casa de dona Quita, seu Lió  e sua filha a poeta e pedagoga Bia Kalunga que nos serve uma refeição cheia de significados, com produtos cultivados nas roças da beira do rio.  O conceito do  “etno-rafting”  só existe no Território Kalunga!

Veadeiros Rafting no território Kalunga foto por Guilherme Predebon

                  Temos ainda um roteiro para observação de aves, atividade conhecido como “Bird wathing”.    A parte interessante deste roteiro é que você será conduzido por dois experientes guias de rafting,  deslizando de maneira silenciosa e suave pela água, possibilitando uma aproximação sem igual das aves e demais espécies do Cerrado brasileiro. Existe a possibilidade de 90% de avistamento de uma das mais raras aves do mundo o Mergus octosetaceus, o famoso Pato Mergulhão e, quem sabe, conseguir uma bela foto.

                  Dentro do segmento de aventura, começamos com o Rafting da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Parque do Capetinga, com 9 km de extensão. É o mais curto trajeto da Chapada dos Veadeiros apesar de ser uma das sequências mais intensas de corredeiras, é ideal para quem nunca fez Rafting. Com várias corredeiras classe 3 e 4 uma logo em seguida da outra, sem águas paradas, e passando por cachoeiras isoladas de águas transparentes, que caem das laterais do lindo cânion por onde o rio passa.

Veadeiros Rafting foto por Guilherme Predebon

                  Se você gosta de aventura e de exercício físico, o próximo passo é a expedição ao “Estreito do rio Tocantinzinho”, uma incrível montanha de mais de 6 quilômetros, com lindas corredeiras de águas esverdeadas que formam um dos cenários mais incríveis do Rafting Brasileiro.

                  Com o total de 25 quilômetros de extensão, é uma mini-expedição, com duração de um dia inteiro; levando o visitante a uma das regiões com maior incidência de cristais da chapada! Passando por antigos garimpos muito isolados, em um local sem estradas, o qual era acessado por mulas, quando  o garimpo de cristal era a atividade principal da região.

                  Esta mini-expedição serve como preparação para o próximo passo na escala de dificuldade dos rios da chapada.

                  Achou que era só isso??!!

                  A expedição do Rio das Brancas, que organizamos na região do Alto Rio Tocantins, é a mais desafiadora da Chapada dos Veadeiros, e pode ser considerada uma das maiores do Brasil, com 65 quilômetros de rio.  Percorre toda a região das nascentes do Rio Tocantins, em dois dias de muitas corredeiras, paredões rochosos, animais silvestres e cenários que só a Chapada dos Veadeiros pode te oferecer, numa região absolutamente deslumbrante.

                  Essa expedição tem seu início onde o rio contorna a grande Serra da Meia Noite, local de relevo singular e lindos cenários.  

                  O Pernoite é feito em um acampamento dentro de um cânion isolado, cercado por dois paredões que protegem o local, onde a equipe cuida de tudo: barracas, jantar e o necessário para o seu descanso e preparação para o segundo dia de atividade.

                  E ainda tem mais!!!

                  A Chapada dos Veadeiros possui tantos rios incríveis que permite ao visitante se tornar um canoísta altamente experiente. Todos os sete roteiros diferentes acima descritos são uma escala gradativa de dificuldade e exigência física, com o seu ápice na expedição do Rio Brancas, com 65 km de pura aventura!

                  Após ter feito todas estas incríveis remadas, o cliente estará  pronto para o maior diferencial da Chapada,  as “TRAVESSIAS  MULTI ESPORTE” também chamadas de

personalizadas, onde o individuo já possui técnica e experiência, num nível de  preparo equivalente aos dos guias de rafting! 
                  Estes roteiros individualizados que disponibilizamos, mesclam Treking , Rafting e  Canionismo, com durações que variam de 3 a 7 dias, percorrendo lugares que poucos guias conhecem, constituindo-se um verdadeiro privilégio para poucos visitantes da Chapada dos Veadeiros!

                  Essas expedições personalizadas, verdadeiras travessias aquáticas, são planejadas para pessoas que estão acostumadas a fazer Treking  ou são corredores de aventura, e que não encontram roteiros ou produtos bem estruturados disponíveis no Brasil, para se desfrutarem de novos desafios sem precisam sair do país.

A segurança e o profissionalismo da canoagem na Chapada dos Veadeiros

                  Vamos abordar um pouco da história que culminou com a atual situação da canoagem em Alto Paraiso de Goiás e com o que a Veadeiros Rafting tem a oferecer aos seu clientes.               

                  No ano de 2010 dois empreendedores canoístas (Guilherme Predebon e Fabiano Nardoto) vislumbraram o potencial da Chapada dos Veadeiros para a canoagem, comparando com outros destinos como Pucón no Chile,  Fultalefú na Patagônia, ou o Rio Colorado, nos Estados  Unidos.  Eles se deram conta que o nordeste Goiano possui rios incríveis, com cenários deslumbrantes e alguns diferenciais que são únicos desta região.

                  Começaram então a transformar os potenciais da região em roteiros estruturados,  tudo realizado por conta própria e contando com os recursos da sua empresa, a Cerrado Aventuras, sediada em Pirenópolis.

                  Parte deste processo se misturou com a criação das normas brasileiras do turismo de aventura, no qual um representante da empresa (Guilherme Predebon)  esteve  presente desde as comissões de estudo que criaram as primeiras normas brasileiras para o Turismo de Aventura.  

                  Deste modo conseguiram levar a Cerrado Aventuras no evento organizado para a premiação das primeiras 40 empresas brasileiras que implementaram a norma NBR 15331 (Sistema de Gestão da Segurança / SGS), recebendo o selo de segurança do  INMETRO em suas atividades de aventura.

                  E agora, após 14 anos depois de todo este processo, com a experiência e capacidade adquirida,  estes diferencias de segurança e profissionalismo foram introduzidos nas atividades de canoagem desenvolvidas atualmente na Chapada dos Veadeiros.  
                  Atualmente a norma brasileira NBR 15331 foi transformada em  ISO 21101,  a mais alta entidade mundial de normatização, ou seja o trabalho de construção das Normas Brasileiras elevou o Brasil a condição de Líder Mundial  na gestão de risco em ambientes naturais.

                  A Chapada dos Veadeiros possui atualmente duas empresas com tal norma implementada, a Veadeiros Rafting, representada por Guilherme Predebon e a Travessia Ecoturismo, representada por Ion David, ambos qualificados como auditores da norma de sistema de gestão da segurança pelo IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade Produtividade).

                  Mas havia um problema, a mão de obra qualificada! E para solucionar esta dificuldade, foi realizado em paralelo com a formatação dos roteiros, uma contínua capacitação de condutores de Rafting, que culminou em um corpo de profissionais que talvez possa ser considerado hoje o maior diferencial da Chapada dos Veadeiros.

                  Os guias de canoagem da região possuem uma grande experiência em diferentes esportes de natureza como Canionismo, Escalada e Kayak Extremo, entre outros. Isso  os torna altamente capacitados para as mais exigentes expedições!  E como parte deste processo Guilherme Predebon firmou uma parceria com a mais alta entidade do Rafting mundial, a  IRF (International Rafting Federation), para que, não só um curso da entidade acontecesse na região, mas que se realizasse uma vez ao ano tal capacitação.

                  Atualmente a Chapada dos Veadeiros possui uma escola de canoagem criada para ministrar  os cursos e capacitações iniciais dando oportunidade a  guias e moradores de se transformarem em guias de Rafting locais, e tendo a oportunidade de uma vez ao ano se tornarem condutores certificados com reconhecimento mundial. Atualmente temos 4 condutores e um trip leader certificados pela Federação internacional.

Rafting na Chapada dos Veadeiros – foto por Guilherme Predebom

                  Tudo isso torna a Chapada dos Veadeiros o melhor destino de canoagem do Brasil, e com certeza um dos melhores do mundo também!

Informações:

Veja Mais

Onde Ficar

Onde Comer

Lojas

Atrativos Naturais

Tur. de Aventura

Operadoras

Guias

Terapias

Traslados