Um nascer do Sol especial para comemorar os 10 anos da Associação Veadeiros

Viva Veadeiros: O aniversário de 10 anos da Associação Veadeiros ganhou um presente especial: será possível realizar uma caminhada de madrugada para ver o nascer do Sol no morro mais alto da região de Cavalcante, com uma visão de 360 graus da cidade e dos horizontes da borda Leste do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Experiência de Bem-Estar em Cavalcante – Foto de Leda Malysz

A experiência integra a Rota Viva Veadeiros, criada com uma seleção de vivências que proporcionam o bem-estar em toda região da nossa Chapada e será conduzida por Leda Malysz, da operadora de turismo Fronteiras da Chapada, com atuação de mais de 12 anos na região.

A princípio, acordar de madrugada para subir um morro pode parecer assustador, mas é justamente o amanhecer do corpo e da mente em união com a Natureza o fator que proporciona um bem-estar único. Pesquisas mostram isso, inclusive. Amanhecer com o Sol nascendo e descansar com ele se pondo é um ciclo natural humano que vem sendo cada vez mais afetado pela luminosidade 24 horas, alto contato com telas e lâmpadas fosforescentes e ritmo moderno do cotidiano. Nossos hormônios e regulação cerebral precisam da escuridão e da luz em equilíbrio. Neste dia, você descansará mais cedo para viver a aurora, o que já pode quebrar um padrão adoecido de horários de descanso e sono. Acordando mais cedo, no dia seguinte você também descansará mais cedo e o ciclo pode se tornar terapêutico. 

Nascer do Sol com Fronteiras da Chapada – Foto por Leda Malysz

Ao assistir o nascer do Sol, nossos olhos recebem a luz de maneira a ativar glândulas que regulam a produção de hormônios como a melatonina e o cortisol, sendo a primeira associada ao descanso e o segundo à horas ativas. Ainda, a luz solar fortalece a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. As primeiras horas do Sol também ativam de maneira especial nossas mitocôndrias. São elas, basicamente, que nos fornecem força para as mais variadas atividades, estando presentes em grandes quantidades em células do sistema nervoso, do coração e sistema muscular, por exemplo. É como se, ao nascer do Sol, pequenas centrais de energi dentro de nós despertassem, renovando nossa força para o dia.

Assistir ao nascer do Sol também gera benefícios tão equivalentes a excelentes meditações, mas você vive essa meditação apenas sentindo as luzes e o amanhecer. Na experiência da caminhada durante a madrugada associada ao nascer do Sol, a magia de se despedir de forma consciente da noite, viver a madrugada e honrar o dia nascendo se faz inerente. O que você pode ganhar é conexão com o presente, calma, atenção e pensamentos mais ordenados e claros. 

A experiência “Entre as estrelas e auroras” inclui lanche e café orgânico moído na hora

Quem tiver a coragem e desejo de viver isso tudo ainda recebe um café especial em grãos moído na hora e quitutes com ingredientes locais selecionados para honrar o nascer do Sol e a fé na caminhada. Isso porque, além da vivência associada à natureza e ao corpo, “Entre Estrelas e Auroras” também remete à fé e à história local. Um caminho percorrido historicamente em honra a Jesus e à Via Sacra, durante o qual você também vai aprender mais sobre a história da cidade mais antiga da Chapada dos Veadeiros. O café da manhã selecionado também é uma forma de agradecer à vida e alimento de cada dia.

Quando: madrugada do dia 25 de maio de 2025, às 4am

O que está incluso: condução especializada, lanternas, seguro médico e hospitalar, muda de árvore do cerrado para compensação ambiental, mapa da Chapada dos Veadeiros e café da manhã especial. Para participar é preciso inscrição prévia e procedimentos antecipados de segurança a serem cumpridos.

Serviço
Fronteiras da Chapada com Leda Malysz
visitveadeiros.com.br/fronteirasdachapada

Experiência com vaga limitada
Contato: (62) 99868-6135