Com uma área de 54 hectares, a Reserva Particular de Patrimônio Natural Vale das Araras tem como principal objetivo garantir a preservação da biodiversidade em uma das mais belas regiões de cerrado do Brasil.
Situada na zona de amortecimento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a RPPN Vale das Araras é um dos elos da cadeia de preservação do entorno do parque, pois propicia abrigo e fonte de alimentos para várias espécies animais que habitam a região, formando um corredor ecológico em meio as áreas já modificadas pela ação do homem.
Sua riqueza natural constitui-se de áreas de cerrado nativo com formações típicas deste bioma como campos de cerrado e matas seca, ciliar e de galeria. No interior destas áreas é frequente o avistamento de exemplares da fauna local ao longo das trilhas. Dentre os animais, o maior destaque vai para as aves cujo número de espécies pode chegar a 300, das quais mais de 160 já foram identificadas.
Além dos aspectos naturais, a RPPN também preserva um rico patrimônio histórico e cultural. Ao longo do rio São Bartolomeu encontra-se um sistema de canais para desvio de água construído pelos Bandeirantes há mais de 200 anos. Atualmente desativados, estes canais foram utilizados na mineração de ouro e constituem um importante registro de nosso passado e do processo de colonização do interior do país.
Alguns trechos destes canais foram utilizados como trilhas nas quais os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre o trabalho dos primeiros desbravadores da região. As trilhas da reserva têm como destino o rio São Bartolomeu e sua bela cachoeira, onde os visitantes podem se refrescar depois da caminhada e curtir as belezas do cerrado.
Mantendo o foco na preservação, as atividades de ecoturismo desenvolvidas têm um cunho de educação ambiental, pois os visitantes recebem informações sobre a reserva e o cerrado, sendo convidados a auxiliar na preservação do local. Para grupos são realizadas palestras informativas e de conscientização.
Experiências de Bem Estar no Vale das Araras
Além das atividades de visitação e ecoturismo, os visitantes podem vivenciar a Trilha Sensorial, uma experiência que proporciona um contato intenso com o Cerrado. As trilhas autoguiadas conduzem os visitantes por três formações típicas do bioma, com muitas áreas de mata, enquanto áudios narrativos enriquecem a caminhada, oferecendo uma imersão única nos sons e histórias da região. Essa experiência permite uma conexão profunda com a natureza por meio da estimulação dos sentidos, além de promover o bem-estar físico e mental, proporcionando relaxamento, vigor e equilíbrio por meio da caminhada em meio à natureza.
A RPPN Vale das Araras é um destino ideal para aqueles que buscam experiências de bem-estar na natureza, combinando ecoturismo e educação ambiental.
Para saber mais sobre a Experiência Trilha Sensorial na RPPN Vale das Araras www.rotavivaveadeiros.com.br