Chapada dos Veadeiros ganha mais uma Reserva Ambiental

A Cachoeira do Label, localizada no município de São João D´aliança, já conhecida por sua magnitude do Título de maior cachoeira do Estado de Goiás, agora é reconhecida como RPPN Federal. A Importância da Averbação da Rppn reserva Bellatrix é que além de trazer mais uma Unidade de conservação na região, garante a preservação de recursos naturais essenciais para a garantia de vida no planeta terra, aumentando consideravelmente a extensão territorial de áreas protegidas contribuindo desta forma com a meta de aumento de áreas protegidas garantindo o titulo de Patrimonio Natural da Humanidade conferido pela UNESCO.

A Região da Chapada dos Veadeiros através do parque Nacional da Chapada dos Veadeiros Ostenta o Título de Patrimonio Natural da Humanidade Conferido pela UNESCO, tal titulo é  uma distinção da UNESCO para áreas com formações físicas, biológicas ou geológicas de valor universal excepcional do ponto de vista da ciência, conservação ou beleza natural, por ser um selo de qualidade global,  gera diversos benefícios econômicos diretos e indiretos para a região e o país.

A Chapada dos Veadeiros já abriga Aproximadamente 273 mil Hectares de áreas protegidas distribuídas em unidades de conservação, Federais (parque Nacional da Chapada dos Veadeiros) 240 mil Hectares, Estaduais (Parque Estadual Águas do Paraíso) 5.5 mil Hectares, Municipais (Aproximadamente 500 Hectares, e   Reservas particulares do patrimônio Natural. (Rppn) (Aproximadamente 27 mil Hectares). 

Marcello Nissen, proprietário da reserva, relata que é uma conquista importante, almejada desde o inicio do projeto que se iniciou em 2016, com a aquisição da propriedade e a transformação em RPPN. Segundo Nissen, a reserva demorou quase 10 anos para ter seu reconhecimento, e os maiores desafios enfrentados são devido à falta de atenção nas questões fundiárias. Só existe um Fórum em uma comarca que atende vários municípios, Sem um Juiz  e muitas vezes os processos são analisados por juízes substitutos, que dão prioridade à causas criminais. Com a RPPN criada, existe a possibilidade de desenvolvimento de uma série de projetos, pesquisas cientificas, e acesso a fomento para implementação de atividades sustentáveis.

Cachoeira do Label – São João da D’Aliança – Foto por Gleidy Alves

Cachoeira do Label

A maior cachoeira de Goiás, com seus 187m de Altura, o Rio Extrema de águas esverdeadas “salta “ das bordas leste da Chapada, formando a majestosa Cachoeira do Label com uma sequência de piscinas naturais e atrações da Reserva Bellatrix. A queda está entre os maiores atrativos do Brasil, ocupa a posição de maior cachoeira de Goiás e é a mais alta da Chapada dos Veadeiros.

Aberta ao público todos os dias de 07:30 as 17:00!

Trilha: Caminhada de 1800m – auto guiada – Com Sistemas de Gestão de Segurança Implementados (SGS).

Nível de dificuldade:  trilha curta, bem sinalizada – fácil a moderada – Nos primeiros 1600m 05 pontos de visitação com grau de dificuldade moderado. Os últimos 200m de trilha tem nível de dificuldade alto, caminhada em terreno irregular pelas pedras que margeiam o rio.

⛰ Trilha de 1800 metros
💸 R$ 50,00 taxa de visitação
🏕R$ 50,00 camping
*A taxa de visitação inclui seguro contra acidentes

Distancias:
Brasília 182 km
Goiânia 382 Km
São João D´aliança 26 KM
Alto Paraíso 94 Km

www.cachoeiradolabel.com.br

Facebook – Cachoeira do label
Instagram – @cachoeiradolabeloficial
Administração – + 55 62 984522402
E-mail – reservabelatrix@gmail.com

Cachoeira do Label – Foto @aguarste

Fortalecimento das RPPNs da Chapada dos Veadeiros: um marco para a conservação privada no Cerrado

A Fundação Pró Natureza (FUNATURA), através de parcerias entre instituições internacionais (GEF Global Environment Fund), poder público e iniciativa privada, desenvolve projetos voltados à preservação Ambiental e a Através do Projeto FUNATURA de fortalecimento das RPPNS traz um retrato inédito da conservação privada na Chapada.

Ao longo do projeto, foi produzido o Diagnóstico das RPPNs da Chapada dos Veadeiros, reunindo informações completas sobre 52 reservas, distribuídas nos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, São João d’Aliança e Teresina de Goiás. Juntas, essas áreas protegem quase 27 mil hectares de Cerrado, sendo 46 RPPNs federais e 6 estaduais, representando um dos sistemas mais robustos de conservação privada do bioma.

O projeto resultou em ações fundamentais como orientações técnicas, ecológicas e de uso sustentável do território.

Fontes :
Secretaria Municipal de meio Ambiente Alto Paraiso
Secretaria Municipal de meio Ambiente Cavalcante
Secretaria Municipal de meio Ambiente São João D´aliança
Portal GOv Icmbio

https://www.gov.br/icmbio/pt-br/servicos/servicos-do-icmbio-no-gov.br/crie-sua-rppn/criacao-de-rppn

Portal SEMAD Goiás

Unesco

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.unesco.org/pt/fieldoffice/brasilia/expertise/natural-heritage-biosphere-reserves&ved=2ahUKEwiQl_ihu66SAxWSDbkGHUJ5GN8QFnoECCgQAQ&usg=AOvVaw2XQG7oHlID3W2-g0zC7ABf

https://www.worldheritagesite.org/countries/brazil

FUNATURA

Lista das Unidade de conservação Municipais

Cavalcante:

  • Existe o Lavapés

Colinas

Alto Paraiso: 4

  • Categorizada – Parque Municipal córrego Maianga
  • Parque Municipal do Distrito de São Jorge (Preguiça)
  • Parque Municipal da Pontazinha (Herculano Szervinski)
  • Usina Parque – Parque Municipal da Barragem

São João D´aliança

  • Parque Olhos d´água Mariana (Nascente em ambiente Urbano)
  • Existe a intenção da criação de um Parque Municipal da lagoinha