Texto por Maurício Matildes, O Senhor das Trilhas
Com o passar dos anos, manter-se ativo torna-se cada vez mais importante para garantir saúde, bem-estar e autonomia. Para pessoas da terceira idade, as caminhadas em trilhas oferecem uma oportunidade única de unir atividade física leve a momentos de lazer, contemplação da natureza e socialização. Mais do que um simples passeio, as trilhas podem ser uma verdadeira terapia ao ar livre — acessível, segura e extremamente benéfica para o corpo e a mente.
A Chapada dos Veadeiros é um dos destinos mais encantadores do Brasil, oferecendo paisagens deslumbrantes, cachoeiras cristalinas e uma energia única. Com a crescente busca por qualidade de vida e bem-estar, muitas pessoas da terceira idade têm encontrado nas trilhas uma forma prazerosa e saudável de se conectar com a natureza. Pensando nisso, elaboramos este artigo com dicas valiosas e sugestões de trilhas adequadas para esse público especial.

Benefícios das trilhas para a terceira idade
A prática de trilhas oferece uma série de benefícios físicos, mentais e emocionais para pessoas da terceira idade. Ao contrário de exercícios mais intensos, as caminhadas em ambientes naturais proporcionam movimento de baixo impacto, sendo ideais para quem busca cuidar da saúde sem sobrecarregar o corpo.
Caminhar em meio à natureza vai muito além do exercício físico. Para os idosos, as trilhas proporcionam:
- Melhora da saúde cardiovascular e respiratória
- Aumento da disposição e da força muscular
- Redução do estresse e melhora do humor
- Socialização e novos vínculos de amizade
- Estímulo à coordenação motora e ao equilíbrio
- Ajuda na prevenção da osteoporose
- Redução do estresse e da ansiedade;
- Estímulo cognitivo;
- Sensação de bem-estar e autoestima elevada.
Cuidados essenciais antes de iniciar uma trilha
Avaliação médica: antes de tudo, é importante consultar um médico para garantir que está apto à atividade.
Hidratação constante: levar água suficiente e se hidratar ao longo do percurso.
Alimentação leve: evite alimentos pesados antes e durante a trilha.
Proteção solar e roupas adequadas: chapéu, roupas leves, camisa de proteção solar, protetor solar e calçados com boa aderência são indispensáveis.
Acompanhamento de um guia credenciado ou grupo: especialmente em trilhas desconhecidas.

Trilhas indicadas na Chapada dos Veadeiros para a terceira idade
Eu Maurício, com 62 anos, considerado como O Senhor das Trilhas, selecionei algumas trilhas com nível de dificuldade leve a moderado, que oferecem segurança, beleza e acessibilidade para pessoas da terceira idade:
Trilha dos Saltos
Trilha longa de dificuldade moderada, localizada dentro do PNCV, (Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros) é indicada a quem já possui experiência e preparo físico. Possui um visual único da Cachoeira dos Saltos com seus imponentes 120 metros e ponto de banho na Cachoeira do Garimpão.
Trilha do Lajeado
Trilha curta e bem sinalizada, com visuais espetaculares do cerrado e paradas para banho. Possui pouca inclinação, sendo ideal para pessoas que buscam uma experiência segura e encantadora, inclusive a quem não sabe ou tem dificuldade de nadar.
Trilha da Cachoeira do Segredo
Apesar de ser um pouco mais longa (cerca de 6 km ida e volta), é bem mais tranquila que a trilha dos Saltos. O percurso é agradável e recompensado com uma das cachoeiras mais bonitas e misteriosas da região.
Trilha da Cachoeira do Cordovil
Trilha de Percurso fácil a moderado de 1,2km, entre a vegetação bastante agradável e com uma cachoeira de beleza ímpar dentro do Santuário Volta da Serra.
Trilha da Cachoeira do Label
A maior cachoeira do estado de Goiás tem a trilha tem nível moderado e oferece vistas incríveis. É comparável em nível de esforço à trilha dos Saltos, sendo indicada para idosos mais ativos ou com experiência em caminhadas. A Cachoeira do Label fica localizada em São João D’Aliança e surpreende pela altura com seus 187 metros.
Dicas extras para aproveitar melhor a experiência
- Respeite seu ritmo: não tenha pressa, o objetivo é curtir a jornada.
- Use bastões de caminhada: eles ajudam no equilíbrio e reduzem o impacto nas articulações e coluna.
- Evite os horários mais quentes do dia: prefira iniciar as trilhas pela manhã.
- Leve seu celular carregado e tire muitas fotos
- Informe a alguém de sua confiança qual o roteiro que será feito, contatos de outras pessoas conhecidas do grupo ou do guia que estará lhes conduzindo.
- Informe-se sobre o tempo e condições da trilha antes de sair.

Quem sou eu
Sou Mauricio Matildes, nascido em São Paulo, mas sempre fui apaixonado por natureza. Fui voluntário do Greenpeace e me mudei para a Chapada dos Veadeiros em 2013, em busca de uma conexão mais profunda com o meio ambiente. Faço trilhas desde os 13 anos e já percorri caminhos em 17 países pelo mundo — algumas de longo percurso, como o Monte Roraima e as Torres del Paine.
Escrevi este artigo com carinho e experiência para ajudar pessoas da terceira idade que desejam praticar trilhas com mais qualidade, segurança e prazer. A natureza da Chapada é para todos. E com os cuidados certos, cada passo pode ser uma celebração da vida. Boas trilhas!
Serviço:
Maurício Matildes é gestor do Senhor das Trilhas
Site: visitveadeiros.com.br/senhordastrilhas
Email: senhordastrilhas@gmail.com
Contato: (62) 3446-1053
Instagram: @osenhordastrilhas
Endereço: Rua Guariroba Qd 12 Lt 3 – Vila de São Jorge