Iniciativa inédita de comunicação em prol do bioma Cerrado ganha o Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão na categoria Mérito da Inovação em Gestão ESG IA
Os critérios exigem a demonstração de métodos de planejamento, execução e controle, além de resultados concretos para clientes, processos e impacto social e ambiental
São Paulo, novembro de 2024 – O case “Sou Cerrado – do coração do Brasil para o coração dos brasileiros”, focado na valorização e preservação do bioma Cerrado, conquistou o Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão (PPQG) na categoria MIG (Mérito da Inovação em Gestão) ESG IA. É a primeira vez que uma iniciativa ligada à comunicação ambiental recebe essa honraria, posicionando o Cerrado como protagonista de um modelo de gestão inovador e impactante.
Um bioma essencial, mas invisível
A iniciativa nasceu para combater o desconhecimento em torno do Cerrado, bioma essencial para o Brasil, mas frequentemente negligenciado. Pesquisa inédita realizada pela Hibou em novembro de 2023 revelou que 70% dos brasileiros desconhecem que o Cerrado é o berço das águas do país, sendo que ele abriga 8 das 12 regiões hidrográficas brasileiras e reservas subterrâneas que alimentam grandes bacias, como a Amazônica, São Francisco e Paraná/Paraguai.
Com dados alarmantes e o avanço da devastação, o Sou Cerrado surgiu como uma resposta para educar e consequentemente mobilizar a sociedade. Criado pela agência de comunicação Fresh PR em parceria com o ativista digital Felipe Triaca, o projeto combina comunicação estratégica com impacto social, estruturado em uma plataforma que conecta ONGs e instituições em prol do bioma.
Impacto e inovação

O Sou Cerrado ganhou força ao levar a causa a diferentes espaços: projeções no Cristo Redentor e no Obelisco do Ibirapuera, campanhas em shows, passarelas de moda, nas redes sociais com collabs potentes e na mídia. Tudo isso com articulação estratégica e sem investimento financeiro direto. “A comunicação é uma ferramenta poderosa para mudar percepções e inspirar ações. Nosso objetivo é dar voz ao Cerrado e transformar a consciência ambiental no Brasil”, afirma Felipe Triaca, co-idealizador e diretor audiovisual do projeto.
O projeto conta com o apoio de WWF-Brasil, Voice of the Oceans, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), Rede Cerrado, Instituto Alok, Associação Veadeiros, Rede Kalunga de Comunicação, Museu do Cerrado, Urbia Cataratas, Nosso Impacto, Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge, Instituto Pouso Alto, Hibou Pesquisa & Insights, Lígia Simões, Beta Design e Agência ACUCA, todos atuando em diferentes frentes para fortalecer a causa e o alcance da narrativa do Cerrado.
Reconhecimento de gestão
O PPQG, promovido pelo Instituto Paulista de Excelência na Gestão (IPEG), avalia cases que se destacam pela excelência em gestão, com impacto ambiental e social. O processo inclui avaliações rigorosas de planejamento, execução e resultados, além de uma apresentação final ao júri, que é independente e voluntário.

“Receber este prêmio coloca o Cerrado e sua preservação em evidência. É um reconhecimento à gestão inovadora que uniu comunicação, estratégia e propósito para alcançar resultados concretos”, destaca Ana Beatriz Schauff, sócia da Fresh PR e co-idealizadora do Sou Cerrado.
Para saber mais sobre o projeto, acesse: www.soucerrado.com.br