A vivência na Aldeia Multiétnica
A 16ª edição da Aldeia Multiétnica será realizada de 12 a 20 de julho de 2024, na Chapada dos Veadeiros.
A experiência é única no Brasil, um grande encontro multiétnico de partilha de conhecimentos entre os povos indígenas e também uma oportunidade de não-indígenas conhecerem de perto as culturas desses povos.
Cada dia uma etnia realiza uma festa tradicional. As celebrações começam no amanhecer e vão até o início do próximo dia, quando o comando da Aldeia passa para outro povo.
Uma programação que preenche os dias, tardes e noites com apresentações culturais, rodas de conversa e palestras, mas também com tempo livre para conversas ao pé da fogueira, reflexões, descanso nas redes e banhos de rio. A Aldeia Multiétnica é feita de encontros.
Uma vivência no coração do Brasil com cantos, danças, rezas, comidas, pinturas tradicionais, ritos e mitos que aproximam os participantes da cosmologia – maneiras de viver e entender o mundo – dos povos indígenas.

Onde vamos viver essa experiência
Estamos no coração da Chapada dos Veadeiros, a 20 km de Alto Paraíso de Goiás e 230 km de Brasília, cercados de paisagens impressionantes e muito preservadas de Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro.
Oferecemos acesso a uma praia exclusiva do Rio Couros e trilhas para as cachoeiras Almécegas I e Almécegas II. O acesso a esses três atrativos naturais está incluso na experiência, você pode desfrutar dessas maravilhas todos os dias durante a vivência.
Por que participar?
A Aldeia Multiétnica é um espaço de encontros criado para aprendermos sobre a vida com os povos tradicionais. Indígenas e quilombolas que mantêm e exercem tecnologias sociais, culturais e ambientais desenvolvidas durante milhares de anos.
Eles persistem na afirmação de seus modos de vida baseados na coletividade, com tecnologias diversas – do brincar, da alegria, das inspirações pelo meio ambiente, dos céus, de passagens iniciáticas e rituais nas diferentes fases da vida.
Temos muitos exemplos de pessoas que viveram a experiência da Aldeia Multiétnica e incorporaram esses saberes e fazeres em suas vidas.
Essa é nossa intenção com este projeto: a sensibilização para a importância do conhecimento dessas tecnologias, modos de ser e fazer, que podem contribuir para a construção de um futuro melhor.
Quero participar!